Assembleia Geral Ordinária

Convocatória

Convoca-se a todos os acciononistas da Tropigalia, para se reunirem no Centro Logístico de Muntanhana, no dia 29 de Abril de 2023, pelas 8 horas.

Confirmação de presenças mediante o envio do certificado de acções, emitido pelo seu Banco, até dia 14 de Abril para o email: perola.tamele@tropigalia.co.mz

Informação pública

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A 10 de Outubro, a Tropigalia, S.A anunciou ao público a decisão dos seus accionistas, em lançar uma Oferta Pública de Subscrição (“OPS”) de acções. A OPS da Tropigalia correspondeu a um aumento de Capital Social com a emissão de 3.078.507 acções preferenciais, representativas de até 10% do seu Capital Social, após a emissão.

A OPS destinou-se ao Público em Geral, ou seja, aos investidores singulares, colectivos, institucionais, moçambicanos e estrangeiros, residentes ou não em Moçambique.

O período de subscrição, decorreu entre os dias 17 de Outubro e 4 de Novembro de 2022.

Motivos para Investir (2022)

Perguntas frequentes

A Tropigalia é uma empresa moçambicana de importação e distribuição logística e comercial de bens de grande consumo (“FMCG”), em regime de exclusividade no mercado Nacional.

A empresa distribui mais de 3.000 produtos de cerca de 50 Marcas de renome internacional em mais de 12.000 pontos de venda, incluindo a Marca própria Gourmet, a Marca Nacional com maior gama de produtos alimentares.

A Tropigalia foi fundada em 14 de Abril de 2004 e iniciou actividade em 1 de Julho de 2004.

A Empresa tem uma rede de mais de 12.000 clientes a nível Nacional, no segmento informal e formal, incluindo cadeias internacionais de hipermercados, supermercados, armazenistas, mini-armazenistas, clientes no segmento HORECA (Hotelaria, Restauração e Catering), e outros tipos de retalhistas.

A Tropigalia é uma das maiores empresas moçambicanas a actuar no sector de distribuição de produtos alimentares e não alimentares de grande consumo. Em 2021, registou um volume de negócios de mais de 3.200 milhões de meticais, contava com mais de 500 colaboradores e uma frota de mais de 150 veículos de distribuição.

Na publicação mais recente da “KPGM – 100 Maiores Empresas de Moçambique (2022)”, a Tropigalia foi classificada como a 37ª maior empresa em Moçambique.

Adolfo Correia, accionista fundador e actual Presidente do Conselho de Administração da Empresa, é o maior accionista, com 61,9% do capital.

O segundo maior accionista com 24,9% do capital é a Tropifoods Mozambique Limited, uma empresa de um Fundo de Investimento com sede nas Maurícias, que investiu na Tropigalia em 2017, e conta como principais investidores no fundo entidades como o IFC (Agência de Financiamento ao Sector Privado do Banco Mundial) e o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB ou BAD).

As restantes acções são detidas essencialmente por colaboradores e pela própria Tropigalia.

Existem várias razões para investir no capital da Tropigalia, entre as quais:

  • A Tropigalia é uma empresa líder na distribuição de bens de grande consumo em Moçambique, a operar há mais de 18 anos no sector;
  • Representa em exclusividade mais de 3.000 produtos de 50 marcas de líderes mundiais no sector de bens de grande consumo;
  • A Tropigalia é uma empresa em crescimento. As vendas da Empresa apresentaram um crescimento médio anual superior a 20% nos últimos 5 anos;
  • Está presente em todas as províncias de Moçambique através de 11 centros logísticos e delegações (1 em cada província), capaz de abastecer clientes em qualquer ponto do país em menos de 24h;
  • Conta com mais de 12.000 clientes a nível nacional, com quem mantém relações baseadas na confiança, fiabilidade de serviço e na qualidade dos produtos fornecidos;
  • Elevadas perspectivas de crescimento da actividade. A Empresa opera num sector que beneficiará directamente do crescimento económico e demográfico potencial em Moçambique, em particular na região norte, pelo crescimento de uma classe média urbana;
  • Política de dividendos definida, que prevê a distribuição de pelo menos 35% do lucro distribuível de cada exercício.

A entrada da Tropigalia em bolsa constituiu a concretização de um objectivo estruturante na história de crescimento da Empresa, assente nos seguintes objectivos estratégicos:

  • Aderir às melhores práticas governativas a nível internacional;
  • Diversificação das fontes de financiamento, reduzindo a dependência dos actuais financiadores;
  • Apoiar o financiamento dos seus planos de expansão na componente logística;
  • Permitir a entrada no Capital da Empresa de clientes, trabalhadores e outros Stakeholders, que contribuíram para o crescimento da Empresa.